Foto: Reprodução
A explosão de um silo em uma cooperativa de Palotina, no oeste do Paraná, deixou ao menos quatro pessoas mortas na tarde desta quarta-feira (26). Na manhã de quinta-feira (27) o número aumentou para oito. Conforme a Defesa Civil, 12 pessoas ficaram feridas no acidente.
O acidente ocorreu por volta das 16h30 em um túnel de transporte de cereais da cooperativa C.Vale. A estrutura estaria passando por uma manutenção quando houve a explosão.
Para atender a ocorrência, uma força-tarefa foi montada pela equipe do Corpo de Bombeiros que recebeu reforços com mais de 30 socorristas e cães das corporações de Toledo e Cascavel. Conforme o Consamu, o Aeromédico e o GAOC (Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas) também foram mobilizados.
O impacto da explosão pôde ser sentido a cerca de 9km de distância da unidade da C.Vale. Segundo relatos dos moradores próximos ao local, janelas e fissuras em residências foram registradas após o tremor causado pelo acidente.
A Secretaria de Estado de Saúde informou através de nota que está auxiliando a prefeitura de Palotina nas transferências dos pacientes feridos:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para o caso do incidente em Palotina e auxilia o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos.